sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tsuru



O tsuru é a mais antiga ave na Terra. Há indícios que tenha surgido há mais de 6 milhões de anos.
Esta ave tem longas pernas, longo bico, longas asas, longo pescoço e... longa vida.
Apesar de se encontrar em extinção em alguns lugares do Mundo, o tsuru transformou-se numa lenda em toda a Ásia. Significa eterna juventude, felicidade, longevidade.
O significado tradicional do tsuru sempre foi o de vida longa e, portanto, felicidade. Fazem-se tsurus para enviar a pessoas doentes expressando o desejo do seu restabelecimento. O tsuru de papel dobrado é uma das criações mais importantes do origami no Japão e qualquer japonês aprende a dobrá-lo ainda criança.
No entanto, a partir do ano de 1945, o seu simbolismo alterou-se substancialmente.
Sadako, uma das muitas crianças atingidas pela bomba de Hiroshima, sobreviveu à explosão, mas, aos 12 anos, quando era uma jovem corajosa e atleta, adoeceu devido aos efeitos da radiação e foi-lhe diagnosticada uma leucemia.
Sadako acreditava na crença tradicional japonesa de que se uma pessoa doente fizesse mil tsurus de papel curava-se. Por isso ela começou a fazer tsurus de papel, mas a sua saúde não melhorava.
Cada tsuru que ela fazia era como uma prece. Dizem que, ao dobrar cada um dos tsurus, ela dizia-lhe: "Vou escrever "Paz" nas tuas asas e vais voar, voar... darás voltas ao mundo". E assim a sua prece era não só pela cura mas também pela paz mundial...
Sadako não viveu suficiente para fazer todos os seus mil tsurus mas os seus companheiros de escola completaram a tarefa.
O caso de Sadako e de muitas outras crianças em situação idêntica chegou ao conhecimento de todo o Japão e foi criado um fundo para construir um instituto para o tratamento das vítimas das radiações.
Criaram, em Hiroshima, o Parque da Paz, em 1958, onde ergueram um monumento à criança e à Paz no Mundo.
O tsuru de papel transformou-se num símbolo de paz e reconciliação.
No Japão e no Ocidente muitas crianças e adultos decidem fazer mil tsurus de papel para enviar para o Parque da Paz em Hiroshima como prova de solidariedade e defesa da Paz no Mundo.
:...................................................:
Foto: meu tsuru 45/1000
:...................................................:

Nenhum comentário: